No séc XX, o termo “complexo” começou a difundir-se, oriundo da psicanálise. Este termo, atualmente é utilizado em nosso vocabulário cotidiano. “Você tem complexo de inferioridade”, “Fulano só pode ter complexo de superioridade”. Mas o que realmente é um complexo?

A contribuição de Freud, ao vislumbrar o Complexo de Édipo por exemplo, foi de extrema importância para que percebamos o quanto nossas relações afetivas primárias podem pré-moldar concepções de quem somos, apesar de não sermos somente isso.

Entender o que se passa com nossos sentimentos é o segredo para encontrar o bem-estar interior. Muitas vezes, temos a sensação de que não somos competentes o suficiente para algo, ou ainda, para alguém. E mais do que isso, situações rotineiras acabam nos levando a beira do abismo. Entender que sentir-se inferior é um complexo pode te ajudar a reverter a situação e ser mais feliz.

Agora que temos como avaliar tal situação, cabe a nós mesmos reverte-la para encontrarmos a felicidade pessoal. A melhor forma é procurar ajuda especializada, como um psicanalista por exemplo.

Depois de entender melhor o que COMPLEXO, que tal fazer este teste e descobrir qual é o seu? Vamos lá?

VAMO JOGAR